Umami Lancheira saudável e saborosa

Volta às aulas: é possível montar uma lancheira saudável e saborosa?

Nutricionista mostra como variar o cardápio e garantir muito sabor para os pequenos

Com o fim das férias, o desafio da família é: o que colocar na lancheira das crianças? Além das dezenas de preocupações dos pais com os pequenos, como lista de materiais e uniformes, organizar a lancheira de maneira saudável e saborosa pode ser um desafio.

A nutricionista Graciela Vargas, do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do quinto gosto –, afirma que preparar uma refeição que seja equilibrada e atrativa aos pequenos requer atenção. Para ela, apostar em certas combinações de alimentos garante nutrientes na proporção adequada para o desenvolvimento da criança. “O prato ideal deve contemplar fontes de carboidrato, proteína e lipídeo, além de micronutrientes presentes nos legumes, hortaliças e nas frutas”, explica.

Para ajudar nessa missão, Graciela listou quatro dicas importantes. Confira!

Foco na organização

Na volta à rotina escolar, organização é fundamental. A especialista explica que preparar uma lista com os alimentos ajuda no momento da compra e a fugir das possíveis repetições durante a semana. “Com a correria do dia a dia, nem sempre é possível preparar refeições nutritivas, por isso, garantir um estoque de variedades pode ser uma ótima opção para elaborar o cardápio”, ressalta a nutricionista.

Aposte em pratos criativos

Apostar na preparação de pratos coloridos e divertidos pode ser uma ótima escolha na hora de arrumar a lancheira. “Servir a comida cortada formando desenhos pode tornar tudo mais divertido e leve na hora da alimentação. Solte a criatividade. Crie ‘arvorezinhas’ de brócolis e estrelas de carambola, por exemplo”, destaca.

Estimule o paladar

Inserir novos alimentos na refeição dos pequenos pode, muitas vezes, ser uma tarefa difícil. Graciela explica que o segredo é estimular a criança a conhecer e experimentar os cinco gostos do paladar humano – umami, doce, salgado, azedo e amargo. “O reconhecimento dos variados gostos faz com que a criança se acostume com uma alimentação diversificada.   É importante saber que a introdução ao novo, seja um gosto, alimento, textura, entre outros, deve ser gradual e a oferta deve ocorrer muitas vezes até que a criança aceite, sem traumas, de uma forma leve a prazerosa”, afirma.

Combine os ingredientes

Combinar os ingredientes certos pode ser uma ótima opção para tornar as refeições mais atraentes. Apostar em alimentos que proporcionam o gosto umami, como tomate, cenoura, milho e queijo, pode ajudar na aceitação alimentar das crianças. Graciela explica que os alimentos umami são fáceis de combinar com outros gostos e tornam as refeições mais atraentes. “Uma salada de rúcula pode ser sem graça para os pequenos. Mas experimente acrescentar alguns tomatinhos cereja e grãozinhos do milho cozido. Pronto! Além de colorida, fica muito nutritiva”, exemplifica.

Mão na massa

A dificuldade na alimentação dos baixinhos, independentemente da idade, pode ser um problema corriqueiro no dia a dia dos pais e dos educadores. “Envolvê-los no preparo da refeição aumenta a chance de a criança querer experimentar o resultado final. É uma ótima oportunidade para apresentar a variedade de gostos, sabores e texturas dos alimentos. E claro, vai ser muito divertido”, finaliza a especialista.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais Facebook e Instagram.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

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Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros

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4 comments

  1. Eu trabalho mas tenho que levar “lancheira” também, pois estou em dieta. Levo 2 opções de fruta pros lanches, iogurte pra manhã e almoço sem carboidrato. Tem que começar desde criança mesmo. Não conhecia o umami.

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