Tartar de Salmão é opção de almoço de Páscoa

Oi gentem! Vamos de receitinha hoje, já que estamos na semana de páscoa. Quem está se preparando por ai? Eu nunca fiz Tartar de salmão, mas parece bem saboroso.

Nutricionista mostra passo a passo da elaboração desse prato saboroso.

Para muitos, a Páscoa, celebrada no próximo dia 4 de abril, é um momento de estar com a família e criar atividades divertidas como caçar ovos de chocolates com as crianças. Mas enquanto as comemorações não voltam à normalidade, essa data pode ser uma ótima ocasião para se aventurar na cozinha e experimentar novas receitas.

Para celebrar o feriado virtualmente e em segurança em casa, a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa, separou uma deliciosa receita de Tartar de Salmão. “Esse prato é uma ótima opção para criar algo com novos sabores. A combinação do salmão e do shiitake, que conferem o gosto umami, temperados com gengibre e molho de soja, traz uma mistura de sensações e deixa o almoço ainda mais saboroso”, ressalta.

Confira a receita:

TARTAR DE SALMÃO

Ingredientes

300 g de filé de salmão sem pele e picadinho

1 e meia colher (sopa) de shoyu (22,5 ml)

1 colher (chá) de gengibre fresco ralado

2 cogumelos shiitake secos ralados

1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)

Modo de Preparo

1) Em uma tigela, coloque o salmão, o shoyu, o gengibre e o cogumelo, e misture bem. Regue com o azeite e mexa delicadamente até que a mistura fique brilhante.

2) Sirva em seguida.

Dica: o tartar de salmão é uma adaptação francesa moderna de um prato muito tradicional de nome steak tartar. O conceito de tartar refere-se hoje a qualquer tipo de carne moída/picada preparada crua e macerada com outros ingredientes.

Tempo de preparo: 15 minutos.

Rendimento: 4 porções.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais Facebook e Instagram.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação

Você pode gostar também

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *