Pernas inchadas? Conheça tratamentos que melhoram os sintomas do linfedema

pernas inchadas

Indícios da doença crônica, que atinge o sistema linfático, podem ser facilmente confundidos com sintomas climáticos comuns e pedem atenção.

O verão e as altas temperaturas costumam provocar inchaço e retenção de líquidos. Por mais que esses sintomas sejam comuns nesta época do ano e, normalmente, se resolvam sozinhos com hidratação e alimentação, alguns casos podem evoluir para problemas circulatórios mais sérios. Por isso, é preciso ter atenção redobrada na temporada de calor para evitar possíveis complicações.

Braços e pernas inchados podem ser sintomas, por exemplo, de linfedema, uma doença crônica causada por uma alteração no sistema linfático, que não consegue absorver completamente as linfas, líquido presente em todo o corpo. Quando ele não funciona corretamente, ocorre um acúmulo deste líquido, causando inchaço excessivo dos membros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

“Muitas vezes, o inchaço que aparece em uma região específica do corpo, como braços e pernas, pode ser confundido com inchaço por conta do calor, lesões ou outros problemas passageiros. Quando isso acontece, acabamos não dando a devida atenção ao sintoma”, declara Julia Borim consultora clínica comercial da HTM Eletrônica, indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos.

As consequências do inchaço anormal incluem fadiga na região, sensação de peso, dificuldade ao se movimentar, dor incômoda na área afetada e mudanças na pele, como descoloração, bolhas, vazamento de fluido e infecções. O linfedema não tem cura, mas existem tratamentos que auxiliam na melhora da qualidade de vida do paciente.

Uma opção eficiente e recomendada é a pressoterapia, massagem pneumática realizada por um equipamento que envolve a região a ser tratada, estimulando o fluxo ideal do sistema linfático. O aparelho em questão é chamado de Beauty Dermo Maxx; ele possui botas e luvas compostas por vários compartimentos independentes entre si, programados para inflar e desinflar com a ajuda de um compressor pneumático, gerando os estímulos circulatórios necessários para aliviar os sintomas.

“A pressoterapia pode proporcionar benefícios terapêuticos, como favorecer a circulação de retorno tanto linfática quanto venosa. A terapia de compressão é um método que exerce pressão no membro de fora para dentro, o que aumenta a drenagem das veias e da linfa, evitando, assim, o acúmulo de fluidos e os consequentes inchaços e incômodos”, afirma Julia.

Exercícios específicos, fisioterapia, drenagem linfática, cuidados com a pele e o uso de bandagens elásticas também são indicações muito comuns para o linfedema, mas podem também envolver o uso de medicamentos associados a terapias localizadas.

Sobre a HTM Eletrônica

A HTM Eletrônica é uma indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos dirigidos ao segmento de estética e fisioterapia no Brasil. A empresa foi fundada em 1999. Com equipe multidisciplinar altamente capacitada, a HTM está localizada em Amparo – SP e tem como foco profissionais esteticistas e fisioterapeutas que têm interesse em tecnologia para clínicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.