Hello meu povo!!! Hoje teremos uma dica de nutri, o ser humano tem buscado cada dia mais viver uma vida mais saudável, então acho válido o post de hoje.

Especialista aponta o uso benéfico na manutenção da saúde e a redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, dentre outras.

Sabemos que a alimentação é fator primordial na rotina diária da humanidade, não apenas por ser necessidade básica, uma vez que o excesso ou falta podem causar doenças. Muitas questões relativas às práticas alimentares humanas no contexto do mundo globalizado têm sido discutidas por profissionais da saúde, como o estilo de vida das pessoas que, cada vez mais procuram praticidade. Auxiliado pelas novas tecnologias, o mercado de suplementos alimentares no Brasil ganha cada vez mais espaço por se adaptar ao novo perfil do consumidor e procurar atender as expectativas alimentares das pessoas.

Além de auxiliar atletas e praticantes de atividades desportivas a suprir as necessidades nutricionais, energéticas e de performance, os suplementos alimentares, em suas diversas categorias, estão disponíveis para atender as necessidades individuais, de qualquer faixa etária, desde que recomendados por profissionais especializados. Estudos demonstram que os suplementos facilitam a absorção de nutrientes essenciais para o organismo (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais), como por exemplo, em situações específicas como o ácido fólico para a gestação e cálcio para a osteoporose. “O fato dos suplementos estarem em evidência nas várias academias e centros de treinamento não significa que sua função é restrita a este público. O crescimento e desenvolvimento do mercado de suplementos alimentares no Brasil também se deve a esta nova parcela da população, que busca ter hábitos de vida saudáveis e desejam consumir produtos práticos para atingirem seus objetivos”, declara Synésio Batista da Costa, presidente da Brasnutri.

O estilo de vida frenético pode ser observado em boa parte do mundo, com isso o número crescente de problemas de saúde decorrentes da má alimentação. De acordo com o nutricionista esportivo e consultor científico da Atlhética Nutrition, Geovanni Sampaio, os benefícios dos suplementos vão além de uma mudança na composição corporal. “Os suplementos alimentares são utilizados de diversas formas, não apenas com o intuito de melhorar o desempenho no esporte ou o físico, mas podemos explorar a sua praticidade e benefícios para todos. Para a manutenção da saúde principalmente, um exemplo disso é o uso dos shakes proteicos quando a ideia é completar o aporte proteico em algumas refeições. Organizar lanches práticos e saudáveis deve fazer parte da rotina, e nada melhor para o bom funcionamento do corpo que estejam presentes todos os micros e macronutrientes fundamentais”, explica o nutricionista.

Com a característica de oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição, os suplementos alimentares desempenham um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, dentre outras. Para o consumo destes, é necessário lembrar que é imprescindível a orientação profissional, para equilibrar a alimentação, de maneira que não falte nenhum tipo de nutriente para o organismo.

Veja abaixo algumas perguntas respondidas pelo nutricionista Geovanni Sampaio sobre as diversas indicações e aplicações dos suplementos alimentares:

  1. Em que situação é indicada a suplementação para crianças?

GS: As experiências nutricionais no início da vida podem ter consequências duradouras. É comum observamos tanto na infância como na adolescência o consumo exagerado de alimentos açucarados, trazendo consigo diversos transtornos patológicos além da obesidade, como diabetes e hipercolesterolemia (aumento da concentração de colesterol no sangue). Infelizmente nos deparamos no consultório com crianças de 05 anos vítimas do diabetes. A melhor forma de combater este problema é estimular a criança a ter hábitos saudáveis para que não sofra com a obesidade, necessitando ser balanceada e adequada com todos os grupos alimentares. Para auxiliar no tratamento, uma das sugestões é substituir os alimentos consumidos pela criança, por uma versão mais saudável, como snacks disponíveis no mercado com 10g de proteína por porção e sem adição de açúcar, em sua composição. Outra opção disponível no mercado de suplementos alimentares são os achocolatados feitos à base de 70% cacau, que possuem 14% de proteína por porção.

  1. No caso de adultos e idosos que não são atletas e desportistas como a suplementação pode ser de auxílio?

GS: Com o avançar da idade algumas patologias ficam cada vez mais comuns, como: diabetes tipo II, hipertensão arterial (HAS) e hipercolesterolemia. Outro tratamento importante é da sarcopenia, que é a perda de massa e força muscular, diversos fatores estão ligados a este evento, podendo ser citados os déficits hormonais do envelhecimento, o déficit proteico alimentar, a baixa atividade física além da co-morbidade desencadeada por doenças como o diabetes, o hipotireoidismo, erros do metabolismo, doenças de má absorção, doenças imunológicas etc. Alguns suplementos podem trazer diversos benefícios, dependendo da necessidade de cada paciente, como: whey protein (proteína do soro do leite) para o diabético, pré-treinos à base de vasodilatadores, tais como citrulina, arginina, beta alanina e citrato nos casos de hipertensão arterial e creatina no tratamento da sarcopenia, associado com atividade física.

  1. Qual a indicação para adequar a quantidade necessária de proteínas para cada pessoa?

GS: A facilidade de conseguir carboidratos e gorduras muitas vezes não se aplica às proteínas de bom valor biológico. Desta maneira, o shake proteico se torna uma boa alternativa, uma vez que todas as refeições necessitam de uma boa quantidade de proteína, não apenas para o ganho de massa muscular, mas também para manutenção da massa no processo de emagrecimento e igualmente auxilia no próprio emagrecimento.

  1. Como as pessoas podem encarar o uso da suplementação?

GS: Não podemos pensar nos suplementos alimentares como produtos que servem apenas para área esportiva. Devemos nos livrar desse pensamento engessado e abrir o leque de informações sabendo que podemos aplicar para todos, independentemente da idade e eventual enfermidade. Embasamento científico para isso nós temos, só precisamos saber como aplicar isso nos nossos pacientes, de preferência em sinergia com outros profissionais da área da saúde, tendo sempre o nutricionista como “carro-chefe” na hora da prescrição dos suplementos.

Referências:

Bortolozo, Eliana. Protein supplementation effects on human milk protein and A immunoglobin concentrations. Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.) vol.69 no.3 São Paulo 2010. Clifton PM, Galbraith C, Coles L. Effect of a low dose whey/guar preload on glycemic control in people with type 2 diabetes-a randomised controlled trial. Nutrition Journal 2014, 13: 103.

Gualano B, Acqueta FM, Ugrinowitsch C, Tricoli V, Serrão JC, Lancha Jr, AH. Efeitos da suplementação de cretina sobre força e hipertrofia muscular: Atualizações. Rer Bras MedEsportiva – Vol. 16, N. 3 – Mai/Jun, 2010.

Lidder S, Webb, A. J. Vascular effects of dietary nitrate (as found in green leafy vegetables and beetroot) via the nitrate-nitrite-nitric oxide pathway. BJCP. P. 677-696, 2012. Moreno BC. et al. Nitrate consumption and potencial beneficial effect on cardiovascular health. Rev. Chil Nutr Vol. 42, N 2, Jun 2015.

Santos RD, et al., Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo deGorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013; 100(1supl.3):15-18.

Williams MH. Nutrição para saúde, condicionamento e desempenho esportivo. 5. ed.Manole, São Paulo 2002.

Procure seu médico ou nutricionista antes de tomar qualquer suplemento alimentar.

Sobre a Brasnutri – A Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais, fundada em 9 de maio de 2012, por fabricantes de suplementos nutricionais, objetiva o desenvolvimento de ações em favor da ampliação do mercado, a formalização das relações comerciais, o respeito a um ambiente sadio e competitivo entre os produtos e empresas. Possui o foco de trabalhar na direção de obter da sociedade brasileira, o respeito e o reconhecimento, ao que este setor faz de melhor para o consumidor. www.brasnutri.org.br

Sobre Geovanni Sampaio – Nutricionista Esportivo CRN 6168. Treinador CREF 000852-G. Consultor científico Atlhética Nutrition – www.atlheticanutrition.com.br.

Jeane Carneiro
Ou apenas "Jéu", 35 anos, vitrinista, maquiadora e viciada em batons, apaixonada por moda e fotografia. Esposa apaixonada, divido meu tempo entre blogar, cuidar dos meus amores, da casa e valorizar a beleza da mulherada.
Comentários Wordpress
2 Comentários para Quando é Indicado o Uso do Suplemento Alimentar?
  1. Iara Netto escreveu...
    21 mar 2018

    Postagem super informativa, adorei !!! Nunca usei nenhum tipo de suplemento alimentar.
    besitos

    Responder
  2. Jaqueline Ribeiro escreveu...
    21 mar 2018

    Bem legal essas dicas de quando usar suplemento alimentar.
    Bjus
    Jaque
    http://www.quebreiaregra.com.br

    Responder

Comentários Facebook
%d blogueiros gostam disto: