Você sabia? O poder da água gelada

Bom, muitos já devem saber os benefícios da água em geral, para o nosso corpo não é mesmo? Hoje trouxe uma matéria que fala sobre a água gelada, isso mesmo. Quem nunca ouviu dizer que é bom lavar o rosto com água gelada, mergulhar o rosto na água gelada ou com gelo, passar gelo no rosto para fechar os poros e etc.?

(Imagem ilustrativa: Getty Images)

Conheça os benefícios da água gelada e os tratamentos estéticos à base de resfriamento, faz bem para a pele do rosto, para o couro cabeludo e até emagrece.

A água é milagrosa para a saúde e para a beleza. Mas é a água gelada, especificamente, faz bem ou faz mal? A água gelada só faz bem. E quando não traz benefícios diretos, mal não faz.

Para começar, beber água gelada emagrece.  “Como a temperatura do corpo é de 37 graus, quando tomamos água a uma temperatura inferior, o organismo gasta mais calorias para equilibrar a temperatura. Consequentemente, aumenta o metabolismo e faz emagrecer”, esclarece Amilton Macedo, médico dermatologista com prática em oxidologia.

Se você toma banho quentinho, fica a dica: deixe para lavar o rosto com o seu sabonete para a face por último e faça isso com água gelada, porque faz diferença, conforme explica o médico: “O ideal é nunca lavar o rosto na água quente, porque ela remove o manto hidrolipídico, uma camada de proteção natural que deixa a textura da pele mais suave. Diante disso, a água em temperatura muito elevada provoca um ressecamento e piora a hidratação cutânea”, diz.

Para quem tem a pele do rosto avermelhada/rosada por natureza, a água gelada terá papel mais importante ainda. Isto porque, segundo o dermatologista Abdo Salomão, a água gelada causa a vasoconstrição (fechamento dos vasos), o que leva a uma redução do “vermelhão” da face. “Já para pacientes com intolerância ao frio (perniose) está proibido, pois pode agravar o quadro”, acrescenta ele.

Para o couro cabeludo, a água gelada também opera milagres. “Melhora a qualidade do fio capilar, evitando a desidratação do mesmo, porque a vasoconstrição fecha a cutícula, proporcionando uma elevação do brilho, aumento da maciez e da disciplina”, afirma Amilton Macedo.

A matéria é da Renata Pinheiro e o foi retirada do site gnt.globo.com, para consultar a matéria completa é só clicar.

Gostaram? Quais assuntos querem ver no dia de Você sabia? Deixem suas sugestões.

Você pode gostar também

5 comments

  1. Olha já sabia sobre os poros sim, mas confesso que aqui no Rio tem feito um frio que é difícil encarar uma água gelada. Aí vou na água quentinha mesmo. Mas mt bom saber estes outros benefícios. Bjs Jê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *