Sem medo de dentista

dentista

Sem medo de dentista: escaneamento intraoral 3D torna tratamentos mais confortáveis e precisos

Inovações tecnológicas utilizadas no consultório de dentistas, principalmente o uso de imagens 3D, contribuem para procedimentos mais rápidos, precisos, seguros e confortáveis para o paciente

Para muitas pessoas, o simples pensamento de sentar em uma cadeira de dentista pode causar arrepios. O consultório é um pesadelo que remete a medo, sofrimento, dor e angústia, mas também é sinônimo de alívio, conforto e autoestima. Afinal de contas sorrir é muito mais que mostrar os dentes, e sim nos relacionar com confiança a fim de nos conectar com outras pessoas. A boa notícia é que a tecnologia na área da odontologia tem evoluído de maneira rápida para trazer tranquilidade para o paciente e segurança e precisão para o profissional.

dentista

Segundo a cirurgiã dentista doutora em Reabilitação Oral, Talita Dantas, o scanner intraoral é uma ferramenta que tem otimizado o trabalho dos profissionais e tornado a vida dos pacientes muito mais feliz. “Ele é um aparelho pequeno que conseguimos introduzir na boca do paciente para realizar milhares de fotos por segundo, gerando imagens dos dentes e da gengiva para criar um modelo 3D, inclusive colorido, quando necessário”, explica Talita.

Vantagens da tecnologia para o paciente

1- Rapidez e conforto: chega de náuseas na moldagem

O scanner intraoral é usado para quase tudo e substitui o uso das moldagens bucais, feitas em procedimentos manuais, que demoram para serem realizadas, causam desconforto ao paciente porque precisam de uma posição fixa por algum tempo e ainda causam náuseas e ânsia de vômito pela textura e gosto dos materiais. A tecnologia também elimina algumas etapas laboratoriais, garantindo mais rapidez na confecção de peças.

2- Aplicações da tecnologia para inúmeros tratamentos, trazendo segurança

“Com o escaneamento intraoral, conseguimos realizar o planejamento dos tratamentos, produzir peças, como alinhadores removíveis, e peças protéticas – como coroas, facetas e lentes de contato -, além de executar com precisão o tratamento em si. É claro que o escaneamento é uma etapa do processo e, na sequência, outros processos serão realizados usando outras tecnologias associadas, como a impressão 3D para planejamento direto nos modelos físicos”, explica.

3- Visualização da situação atual e estimativa do resultado

Com as imagens sendo construídas em tempo real, o paciente pode visualizar a condição atual dos dentes e, no caso de tratamentos como a lente de contato ou facetas dentais, ele pode ver uma previsão em três dimensões de como vão ficar seus dentes no futuro, tendo mais segurança no serviço que está adquirindo. “Tecnicamente falando, conseguimos fazer a cópia dos preparos dentais e da condição dental transitória, ou seja, planejar o meio do caminho, para garantir lentes dentais com melhor adaptação e maior precisão, tendo como resultado a longevidade do tratamento”, explica Talita.

A tecnologia vem para otimizar o tempo no consultório, a precisão do planejamento e do tratamento e o conforto do paciente. “A odontologia tem acompanhado o desenvolvimento das tecnologias e a mudança dessa relação do ser humano com ela. Até pouco tempo ainda tínhamos processos muito arcaicos e até o paciente se surpreendia: – Nossa, mas até hoje é assim que se faz isso? Então o scanner traz evolução, mas é claro que não esquecemos do mais importante que é manter os princípios éticos e odontológicos.

Pacientes tem sensibilidades então é usado lidocaína injetável em alguns procedimentos.

A tecnologia não substitui conhecimentos técnicos ou a habilidade do profissional. Tudo que fazemos é aproveitar as ferramentas para trazer conforto para o paciente e qualidade para o tratamento”, finaliza a dentista.

Leave a Reply

Your email address will not be published.