Vitaminas ajudam a combater sintomas da menstruação
As vitaminas do grupo B são poderosas aliadas para enfrentar a TPM e a insônia, dois dos principais sintomas da menstruação. Mas nem sempre os alimentos dão conta de municiar o organismo da quantidade necessária desses nutrientes. Para esses casos, os suplementos vitamínicos podem ser a solução.
Dois sintomas muito associados à menstruação, a TPM e a insônia podem ser enfrentadas com a ajuda das vitaminas. Encontradas nos alimentos, fonte natural de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo humano, as vitaminas também podem ser ingeridas como suplementação, potencializando seu efeito positivo para a saúde. Para o alívio das mulheres, já existem vitaminas específicas para diminuir os efeitos da TPM e da insônia. Elas foram lançadas no Brasil pela Libresse, marca do grupo Essity, dedicada à proteção e cuidados com o ciclo menstrual. Com esse lançamento, a Libresse tornou-se a primeira marca do segmento a oferecer vitaminas. “O Brasil foi escolhido como piloto do lançamento global, devido ao potencial de crescimento do setor de vitaminas e suplementos. Relatório da Grand View Research aponta que o mercado brasileiro desses produtos irá movimentar 392,4 milhões de dólares em 2022, dobrando de tamanho. Até 2030, a previsão é chegar aos 792 milhões de dólares”, diz Priscila Ramos, gerente de marketing da Libresse.
Segundo Priscila, as pesquisas da marca mostram que 62% das mulheres têm o sono piorado durante a menstruação e 40% sofrem de tensão pré-menstrual em algum momento, entre os 15 e 45 anos de idade. “Esses sintomas são comuns, mais frequentes do que se imagina, e trazem muito transtorno ao cotidiano de quem padece de TPM ou tem o sono prejudicado pela menstruação. Com esse lançamento, nos tornamos a primeira marca do setor a expandir o cuidado com a menstruação, focando na rotina do ciclo completo: o antes, o durante e o depois”, salienta.
De fato, a lista de efeitos causados pela insônia menstrual e pela TPM é extensa. Os mais comuns são irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, aumento da agressividade e, dependendo da gravidade e da intensidade dos sintomas, depressão. A TPM causa ainda retenção hídrica e sensibilidade mamária. “Esses sintomas prejudicam tanto o trabalho como as relações pessoais, piorando muito a qualidade de vida dessas mulheres”, resume Priscila.
Vitaminas para viver bem todos os dias do mês
Para ajudar a enfrentar esses sintomas, recuperando a tranquilidade e o bom humor, a Libresse está focando, inicialmente, em dois suplementos vitamínicos, apresentados na forma de gomas mastigáveis: Fluxy, para aliviar a TPM, e Dreamy, para combater a insônia.
A formulação de Fluxy contém as vitaminas D (auxilia no funcionamento muscular), E (antioxidante, atua na proteção dos danos causados pelos radicais livres), B6 (auxilia no metabolismo energético), vitamina B12 (atua diretamente no sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios), biotina (contribui para a manutenção dos cabelos e da pele), cálcio, cromo e selênio (auxilia no funcionamento do sistema imune). É apresentada em frascos com 30 unidades de gomas com sabor de frutas vermelhas.
Já a Dreamy contém vitamina B6, além de melatonina (hormônio responsável pelo sono) e triptofano (aminoácido essencial para formação e manutenção dos músculos e para a produção da serotonina, neurotransmissor que regula o ritmo cardíaco, o sono, o apetite, o humor, a memória e a temperatura do corpo, sendo conhecido como o “hormônio da felicidade”). É apresentada em frascos com 60 gomas mastigáveis, com sabor de uva.
Por serem suplementos vitamínicos de última geração, ambos são zero gordura, zero açúcar, zero sódio, não contêm glúten, lactose ou substâncias alergênicas. “Somos uma marca de cuidado holístico para o ciclo menstrual, dedicada a acompanhar todas as fases do período de quem menstrua (seja mulher, homens trans ou pessoas não-binárias). Sentimos necessidade de pesquisar e desenvolver produtos que ajudem a superar o impacto da menstruação antes, durante e depois do ciclo. O lançamento dessas vitaminas é o primeiro passo de uma linha de suplementos que vai crescer e melhorar a qualidade de vida de muita gente”, afirma Priscila.
Sobre Libresse
A Libresse pertence ao Grupo Essity e se destaca por ser uma marca inovadora, que procura proporcionar uma experiência para as consumidoras, quebrando tabus sobre a menstruação e cuidados da Zona V. Assuntos como liberdade de expressão e empoderamento fazem parte da sua comunicação abrangente e inclusiva, dirigida a todas os corpos que menstruam, sejam mulheres, homens trans e pessoas com identidades não-binárias.
Além de um canal exclusivo para vendas, o site traz uma experiência completa, estimulando conversas importantes relacionadas à menstruação e aos cuidados com o corpo, mesmo fora do período menstrual.
Em seu portfólio, a Libresse oferece uma ampla gama de produtos relacionados à menstruação e aos cuidados íntimos fora do ciclo menstrual. São absorventes, protetores diários, calcinhas menstruais laváveis, além de sabonetes, lenços umedecidos e produtos amigáveis à pele que se adequam às curvas e movimentos do corpo. Todos os produtos são desenvolvidos com tecnologias específicas, que garantem segurança contra vazamentos, praticidade e conforto.
Sobre Essity
Essity é uma empresa global de higiene e saúde. Dedicamo-nos a melhorar o bem-estar com os nossos produtos e serviços. Comercializamos em aproximadamente 150 países sob marcas globais altamente reconhecidas como TENA e Tork, e outras marcas fortes como Actimove, JOBST, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic, Vinda e Zewa. A Essity tem cerca de 46 000 colaboradores. As vendas líquidas em 2021 atingiram aproximadamente SEK 122bn (EUR 12bn). A sede da empresa está situada em Estocolmo na Suécia, e a Essity está cotada na bolsa Nasdaq Stockholm. A Essity ultrapassa todas as barreiras para conseguir o bem-estar e contribuir para uma sociedade mais saudável, sustentável e circular.
Assessoria de Imprensa Libresse
Nilza Botteon / Carina Viana
nilza@arabella.ag | carina@arabella.ag
Leave a Reply