7 bons motivos para usar o coletor menstrual

A um tempo atrás vi um post sobre o coletor menstrual e fui pesquisar a respeito, queria saber mais, como funcionava, porque e etc. Me interessei porque eu tenho alergia a absorvente comum, tentei os mais finos, testei diversas marcas e não funcionou.

Guardei essa matéria que vi no site Vila Mulher para postar no Blog e fui adiando porque apareciam outras coisas e tal. Mas voltaram a falar sobre o tal coletor menstural e eu resolvi ressuscitar essa matéria. (rsrs)

Certamente você já ouviu falar sobre coletor menstrual e que ele é uma alternativa ao absorvente. Mas só de pensar você já fica com nojinho? É melhor rever seus conceitos.

img-coletormenstrual-02

O coletor menstrual é até mais higiênico que o próprio absorvente. O que intimida muitas mulheres de usá-lo é o receio do contato com a vagina e com o sangue. Mas alô, meninas! O corpo é seu, o sangue é seu. Nos dias de hoje não há porque não ter domínio sobre a sua própria natureza, certo?

img-coletormenstrual-02

Para quem ainda não foi apresentada ao coletor menstrual, ele é um “copinho” anatômico de silicone que deve ser colocado dentro do canal vaginal (não é tão estranho para quem usa absorvente interno) que, como o nome diz, armazena o sangue ao invés de absorvê-lo, como no método tradicional. Quando ele fica cheio, basta retirar, lavar o recipiente e colocá-lo novamente.

coletor-menstrual

É ecologicamente correto

No quesito sustentabilidade, ele ganha fácil. O absorvente demora cerca de 100 anos para se decompor na natureza. O coletor menstrual não é tão frequentemente descartável, podendo durar anos. Olha como já ganhou pontos!

É higiênico

Uma das coisas que nos impele de ter contato com nosso sangue é o cheiro que ele exala. Mas isso ocorre por causa do contato com o absorvente, que libera esse odor. Com os coletores menstruais isso não acontece.

É prático

O coletor pode ficar introduzido na vagina por um intervalo de até 12 horas, dependendo do fluxo. Olha só a praticidade, principalmente para mulheres que trabalham fora.

É saudável

O coletor é feito de um silicone medicinal bem maleável, sem químicos que podem fazer mal ao corpo e é hipoalergênico e antibacteriano. O que pode acontecer com o absorvente, principalmente se for perfumado, que além de desencadear uma reação alérgica, pode prejudicar a ventilação e favorecer o surgimento de infeccões.

Não vaza

Se os absorventes sempre oferecem o risco de vazamentos e manchas de sangue na calcinha, com o coletor menstrual o risco é praticamente nulo. Pode ocorrer um ligeiro escape, mas mínimo se comparado ao método tradicional. O máximo que pode acontecer é, para quem possui um fluxo intenso, descobrir algumas gotinhas de sangue na calcinha, que podem escorrer muitas vezes no momento da aplicação do coletor. Durante a fase de adaptação você pode usar um absorvente externo só para se sentir mais segura, se preferir.

É econômico

Um coletor menstrual custa, em médio entre R$60 a R$150, dependendo da marca. Achou caro? Pode ter certeza, vale o investimento. A durabilidade do coletor é de até 10 anos – sendo que alguns fabricantes sugerem um uso de até três anos. Mesmo assim compensa, afinal, quantos absorventes você usa por cada ciclo menstrual? Muitos, não? Olha o quanto você economiza durante esses anos sem gastar com absorvente. É só fazer as contas!

img-coletormenstrual-04

É inteligente

Usar o coletor menstrual, além de todas essas vantagens, permite que você conheça a sua própria menstruação, que precisa deixar de ser um tabu. Você pode acompanhar a textura e o fluxo do seu sangue, e assim analisar se tudo está correndo bem no seu organismo. O coletor menstrual  está sendo a escolha das mulheres que buscam mais informação e conhecimento. Estamos entendidas, meninas?

Fonte: Vila Mulher

Por Jéssica Moraes

E então, o que acharam. O tal Coletor menstrual divide opiniões não é mesmo? Eu tenho vontade de testar. Já usou? Me conta a sua experiência.

Você pode gostar também

30 comments

  1. Já vi várias mulheres falando desse bentito coletor.. Ele realmente é bom pelo que descreveu. Mas confesso que não tenho coragem de usar kkk.
    Um beijo

    1. acredito que tenha os descartaveis pra vender,mas duvido muito que isso seja util por que polui mais o ambiente e você continuaria a gastar mais, fora o fato de que “lavar” é colocar ele em agua fervente num recipiente especificamente so pro coletor depois do ciclo terminar(não sei se é assim em todas as marcas mas as que conheço são), o coletor é bom, eu o uso e ele salvou minha vida ja que meu fluxo é muito grande, e não preciso gastar meu dinheiro com absorventes mensalmente nem correr grandes riscos de infecção.
      esse video (“VAI COPINHO” da joutjout) me convenceu a dar uma chance para o coletor assim como sites como esse que falavam sobre, o unico problema do coletor é adaptação depende muito de pessoa pra pessoa, por isso tem que estar disposta mesmo a tentar e se dar um tempo para acostumar.

  2. Jéu adorei o post super esclarecedor…achei o máximo o fato se ser bom para o meio ambiente! Nunca tinha pensado por esse lado! Eu não tenho mais o período pq fiz histerectomia mas vou indicar para as amigas!
    Beijinhos :*

  3. Menina, eu sempre quis usar esse coletor, é porque não acho em farmácia física, se não comprava. Acho bem mais higiênico e adoro a proposta dele. O que mata é a ignorância do povo, já vi no face post patrocinado de algumas marcas de coletores, os comentários são que só Deus..

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *