Do forno ao prato: a jornada de criar pães artesanais em casa

do forno ao prato

Saiba o que é preciso ter para começar a produzir seu próprio pão

O pão é um alimento queridinho dos brasileiros, seja para começar o dia, para o lanche da tarde, ou como acompanhamento daquele prato especial. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Panificação (ABIP), no Brasil, são consumidos por ano 2,3 milhões de toneladas de pão. E aprender a fazer pães artesanais em casa pode ser ainda mais gostoso e ainda gerar renda.

Cecília Lima, professora de panificação e a frente d’ A moça do pão, destaca o inicío da sua trajetória com os pães artesanais. “Em 2014 e 2015 eu fiz um intercâmbio para Irlanda e lá viajei muito. Era doida para ir pra Itália e experimentar as massas de lá. Quando finalmente fui, para minha surpresa me apaixonei pelos pães. Eu me lembro até hoje dos sanduíches nas vitrines, feitos com focaccias, ciabattas, presuntos e queijos deliciosos. Eu só queria comer aquilo. Voltando para casa em 2016 me matriculei em gastronomia e a intenção inicial era linkar gastronomia e turismo (meu ramo até então), mas nas aulas de panificação eu me lembrei daqueles pães deliciosos que comi na Itália e decidi me aprofundar neles. Comecei a fazer pães para presentear amigos e as encomendas começaram a surgir, comecei a vender em feirinhas aos finais de semana e em 2018 montei minha primeira turma para ensinar a fazer pão”, disserta.

Ela ainda acrescenta que com a chegada da pandemia e o fechamento das fronteiras, ela viu que a renda extra teria que se tornar a principal. “Não dava pra viver do turismo naquele momento. Arregacei as mangas e vi meu negócio decolar. Hoje 90% da minha renda vem da venda de pães para clientes finais, restaurantes e cafeterias”, completa.

Modo de preparo do pão artesanal

A moça do pão explica o passo a passo da sua produção. “Na quarta faço a alimentação do fermento pela manhã e à noite, na quinta pela manhã início o processo de mistura das massas e ao final do dia faço as modelagens, os pães vão pra geladeira e ficam até o dia seguinte. Na sexta pela manhã verifico se os pães estão no ponto de assamento e vão para o forno. Ou seja, o processo todo leva cerca de 3 dias, isso pros pães mais simples. Para pães mais elaborados, como os panetones, o processo é ainda mais longo. Ah, e por falar em panetones, a partir do mês que vem já começa a produção”, ressalta.

Para quem tem o desejo de começar a fazer pães em casa, não precisa de muita coisa. É necessário forno, geladeira, uma balança de cozinha, formas e só.

Fonte: Cecília Lima – Formada em gastronomia pela Estácio de Sá, especialista em pães de fermentação natural, vendo pães por encomenda desde 2017, a frente d’ A moça do pão, padaria artesanal desde 2020, professora de panificação desde 2019. @amocadopao_

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Contatos da assessoria

Tel: +55 31 98429-7565

Email: imprensa@letracomunicacao.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.