Cuidando da pele | Probióticos para o controle da acne

Oi gentem! Quem aqui sobre com acnes até hoje como eu? Recebi uma pauta por email e achei válido compartilhar com vocês, de repente é uma dica que pode ajudar vocês.

Entenda como esses microrganismos vivos atuam no combate às espinhas

A pele é colonizada por diversos microrganismos, como bactérias, fungos, leveduras, vírus e ácaros, que residem na superfície da derme humana formando um ecossistema complexo. Essa colônia é conhecida como microflora da pele, uma proteção importante contra agentes externos potencialmente prejudiciais que, quando em desequilíbrio, podem ocasionar a colonização por bactérias ruins, causando doenças ou problemas de pele, como a acne.

Para manter esse equilíbrio é preciso favorecer a presença das bactérias benéficas, através do equilíbrio do pH da pele e uso interno e externo de prebióticos e probióticos. O termo “probiótico” tem origem grega e significa “pró-vida” e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são definidos como microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem um benefício à saúde.

Essas substâncias estimulam o sistema imune, favorecendo o crescimento de bactérias que produzem ácido lático, que regula o pH da pele e mantém a pele saudável, além de inibir o crescimento de microrganismos indesejáveis. Uma das causas da acne é a produção de queratina em excesso, criando um ambiente propicio para a instalação de germes como a Propionibacterium acnes, responsável pelo desenvolvimento de um processo inflamatório no local e dando origem as espinhas e comedões.

As causas da acne, não são completamente conhecidas, entretanto sabe-se que no agravamento do quadro, estão envolvidos não só aspectos genéticos e fatores emocionais, mas imunológicos, hormonais e ambientais, além da alteração da flora local, com aumento da população bacteriana, especialmente o Propioniumbacterium acne. Sendo assim, o uso de probióticos sobre a pele fortalece os microrganismos benéficos, reduzindo assim os problemas de pele como a acne. A ação oferece um efeito protetor, semelhante a uma barreira física, assim chamada de interferência bacteriana, onde as bactérias boas ocupam o espaço das que seriam prejudiciais a pele.

  • O Dermosoft Antiacne Sérum Multissolução, da Extratos da Terra, contém o bioecolia, probiótico que equilibra o crescimento de bactérias ruins na pele, evitando a formação de acne.

As especialistas da Extratos da Terra, como a farmacêutica Sarah Ledur Selbach (autora deste artigo), estão disponíveis para colaborar como fontes em pautas relacionadas ao assunto.

Os produtos da Extratos da Terra estão disponíveis em clínicas de estética, distribuidores da marca e pelo site: www.extratosdaterra.com.br. Tel: (48) 3342-0087.

Você pode gostar também

5 comments

  1. (juro que no começo do post fiquei imaginando um ecossistema no meu rosto hahaha) Uma das minhas maiores preocupações é com a pele, principalmente que aqui na minha cidade tem um sol de matar. Graças a Deus minhas espinhas vem diminuindo com o passar do tempo (amém, senhoooor), mas fiquei muito interessada no produto para me ajudar a manter isso. Parabéns pelo post! beijos

  2. Obrigada por esclarecer tudo sobre espinha, eu nunca fui de ter espinha na adolescência e agora apareceu, não conhecia esse produto mas já quero testar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *