Riachuelo e Airon Martin se juntam para dar força e vida ao trabalho artesanal

riachuelo

Em uma parceria inédita, Riachuelo e Airon Martin se juntam para dar força e vida ao trabalho artesanal nordestino na moda brasileira

Projeto resultará em peças exclusivas, que combinam técnicas tradicionais de bordado e renda com a moda contemporânea, valorizando dois coletivos de artesãs apoiados pelo Instituto Riachuelo no Rio Grande do Norte. As peças fizeram parte do desfile da Misci no dia 24 de abril, em São Paulo

Créditos: Thais Limberte

A Riachuelo, referência no varejo de moda nacional, anuncia uma parceria inédita com Airon Martin, fundador e diretor criativo da Misci, em um projeto que exalta a brasilidade e fortalece a conexão entre criatividade e produção local. A união entre a marca e Airon simboliza a crença e a vontade mútua de impulsionar a moda brasileira, carregando essa essência em cada peça produzida, além de valorizar a potência social e econômica do setor.

Nascido de uma expedição criativa ao Rio Grande do Norte, berço da Riachuelo, o projeto em parceria com Airon Martin busca evidenciar o que torna o Brasil único e como essas raízes podem inspirar e transformar a moda nacional. Durante essa jornada, Airon conheceu de perto o impacto social e econômico gerado pela atuação da marca no Rio Grande do Norte, especialmente no Seridó, onde o Instituto Riachuelo fortalece a cadeia têxtil e o trabalho artesanal local, transformando vidas.

riachuelo

Essa imersão incluiu o contato com as rendeiras e bordadeiras locais, protagonistas de uma tradição centenária, que ganha força através do Instituto Riachuelo, por meio da capacitação e do desenvolvimento do tradicional bordado da Casa das Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas e a renda de bilro da Associação as Rendeiras de Vila Alcaçuz, coletivo com o qual inicia uma parceria em 2025.

Como resultado desta experiência, Riachuelo e Airon se uniram no desenvolvimento de peças exclusivas, que fundem técnicas tradicionais e referências da moda contemporânea. Essa união representa, especialmente, um novo momento para a Riachuelo, que reforça sua identidade como uma marca brasileira, transformando vidas por meio da moda e valorizando sua produção nacional.

“A parceria com o Airon reafirma nosso compromisso em valorizar a moda brasileira em toda a sua complexidade – do design à produção. É um projeto que honra as técnicas artesanais do nosso Nordeste, em especial, do Rio Grande do Norte e, ao mesmo tempo, impulsiona uma moda identitária, que gera impacto positivo na cadeia produtiva local e na vida das pessoas”, diz Taciana Abreu, Diretora de Sustentabilidade da Riachuelo. Em 2025, a Riachuelo reafirma sua missão de impulsionar a moda brasileira e democratizar o acesso à moda, sem abrir mão da qualidade.

“Esta parceria com a Riachuelo é um exemplo claro de como a moda pode ser uma força transformadora, não só no design, mas também no impacto social que gera, principalmente no Nordeste. A união está sendo uma experiência muito rica e poder valorizar o que é genuinamente brasileiro, como a potencialidade e o processo de trabalho das comunidades dessas mulheres, é muito valioso. É um trabalho que só terá continuidade se suas filhas e netas verem que dá sim pra viver bem fazendo esse trabalho”, diz Airon Martin.

CONFIRA O VÍDEO SOBRE A PARCERIA CLICANDO NESTE LINK

Impacto e causa social

A Riachuelo, que conta com 30 mil colaboradores, tem 27% da sua equipe concentrada no Nordeste. Como uma das maiores empregadoras da região, a companhia fortalece a economia local por meio do Instituto Riachuelo.

Atualmente, o trabalho do Instituto impacta mais de 4 mil pessoas diretamente em mais de 30 municípios do semiárido nordestino. Entre os principais projetos, está o Pró-Sertão, que fomenta a cadeia têxtil regional por meio de 104 oficinas de costura no Seridó, responsáveis por mais de 10 milhões de peças produzidas por ano, o AgroSertão, que incentiva a reintrodução do cultivo agroecológico do algodão no RN, gerando empregos e resgatando o protagonismo do sertão potiguar no setor, além de apoiar o artesanato potiguar, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural da região. Todos os projetos têm como propósito fortalecer a economia local, valorizar a confecção nacional e transformar realidades.

Sobre a Riachuelo

Do fio à vitrine, há 77 anos a Riachuelo promove ativamente a democratização da moda e a geração de impacto positivo, destacando-se pela sua capacidade de inovação, dinamismo e agilidade, entregando coleções e produtos para todos os estilos. São mais de 400 lojas próprias e 30 mil funcionários – cerca de metade deles na região Nordeste do Brasil, berço da marca. Como parte do Grupo Guararapes, que contempla, ainda, o maior parque fabril da América Latina, além das marcas Fanlab, Casa Riachuelo e Carters, a financeira Midway, o shopping Midway Mall, em Natal, e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil.

Informações à Imprensa

RIACHUELO | Loures Consultoria – riachuelo@loures.com.br

MISCI | MKTMIX – rodolfo.messias@mktmix.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.