No royal flush tem rainha: quem são as mulheres que dominam o Poker?

poker

Em 2024, as mulheres corresponderam a cerca de 4% das inscrições no principal torneio de poker no Brasil

Durante muito tempo, o poker foi associado a um universo quase exclusivamente masculino. Um espaço antes dominado por homens agora vê a ascensão de jogadoras que não apenas marcam presença, mas também se destacam nas mesas com estratégia, disciplina e ousadia. Em 2024, as mulheres representaram 4% das inscrições nos campeonatos, segundo o Brazilian Series of Poker (BSOP), que registrou um total de 55.957 mil participantes em mais de seis etapas realizadas em cidades como São Paulo, Natal e Rio de Janeiro neste ano.

O movimento é resultado de mudanças culturais, de visibilidade e do fortalecimento de uma comunidade feminina que encontra no esporte diversão, competitividade e, principalmente, pertencimento.

Lara Bruno é a única mulher na direção do BSOP e acompanha o circuito desde sua criação, em 2006. Ela destaca que, além do crescimento da participação feminina, o BSOP investe em ações específicas, como o torneio Ladies e workshops, para promover a diversidade.

Um exemplo recente é o BSOP One, evento exclusivo que oferece aulas, dicas e orientação de profissionais, criando um ambiente acolhedor para mulheres que estão começando no poker. “Ainda não somos maioria, mas estamos mostrando que sabemos fazer e entregar alto nível em todas as áreas, inclusive no poker”, afirma Lara.

Lara Bruno no BSOP One

Beth Silva, que acompanha o circuito há anos, reforça o papel dos eventos femininos como porta de entrada: “Há 10 anos, quase não se via mulheres nas mesas. Hoje, tem mulheres jovens, mães, profissionais liberais que não estão só por curiosidade. Esse perfil diversificado mostra como o poker está se democratizando e atraindo públicos variados”.

Nos salões dos torneios, histórias diversas ajudam a traçar o perfil das mulheres que vêm ocupando cada vez mais espaço no esporte, seja com experiência ou dedicação. Uma das representantes dessa nova geração é Bruna Unzueta, conhecida como Boo, influenciadora digital e ex-apresentadora do podcast PodDelas. Em 2023, Bruna participou do BSOP São Paulo e conquistou três troféus em diferentes eventos, incluindo o PokerStars Invitational, o Super 500 e o terceiro lugar no torneio Ladies.

poker

Bruna Unzueta no BSOP São Paulo

Já Lúcia Risson, empresária e escritora, se tornou embaixadora do torneio Ladies, evento que reuniu em média 90 jogadoras na temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de Poker, e foi criado para incentivar a presença feminina nas mesas. Ela participa com frequência dos circuitos e acredita que eles criam laços e abrem portas para novas jogadoras.

poker

“Conheci o poker por influência do meu sobrinho. No dia em que joguei pela primeira vez, me desliguei do mundo. Era só eu e o jogo. Hoje vejo o poker como um exercício de tomada de decisão, foco e controle emocional. É viciante, no melhor dos sentidos”, finalizou Lúcia.

Lúcia Risson no BSOP São Paulo

Sobre o BSOP

O Brazilian Series of Poker (BSOP) é o maior torneio de poker da América Latina, criado em 2006. Reconhecido globalmente, o BSOP promove o poker como um esporte de habilidade e atrai jogadores de todo o mundo. Com diversas etapas realizadas no Brasil, oferece torneios para todos os níveis e é considerado um dos maiores eventos do poker, premiado no Global Poker Awards como o melhor circuito de “buy-ins intermediários” em 2025.  Clique e saiba mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.