Dia do empreendedorismo feminino

empreendedorismo feminino

Dia do empreendedorismo feminino: conheça 5 mulheres que transformam o mundo dos negócios

Celebrado em 19 de novembro, data reconhece as conquistas das mulheres empreendedoras e reflete sobre os desafios que ainda precisam ser superados para garantir a equidade no mercado de trabalho

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, é uma data dedicada a reconhecer e celebrar as conquistas das mulheres no mundo dos negócios. Além de destacar a importância da presença feminina no mercado, também serve para gerar uma reflexão sobre os desafios que as empreendedoras ainda enfrentam e as barreiras que precisam ser superadas para garantir a igualdade de oportunidades no universo corporativo.

O empreendedorismo feminino tem se mostrado cada vez mais relevante em um cenário global o qual as mulheres buscam autonomia financeira, impacto social e a possibilidade de expressar sua criatividade e inovação. Segundo dados da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), entre os 47,7 milhões de brasileiros com intenção de empreender até 2026, as mulheres representaram 54,6%. Esses dados contrastam com a pesquisa de 2022, em que os homens lideravam com 55% desse grupo. Já o relatório técnico do Sebrae sobre o Empreendedorismo Feminino divulgado em 2024 aponta 30 milhões de empreendedores no Brasil, os quais as mulheres somam mais de 10 milhões à frente do próprio negócio.

Além de conquistas notáveis, as empreendedoras têm demonstrado um espírito inovador, superando diversos desafios do mercado diariamente. Dessa forma, selecionamos cinco histórias de mulheres que são referência em diversos segmentos no mercado. Confira, abaixo, quem são elas:

empreendedorismo feminino

Ana Carolina Corona – Créditos: Divulgação

Ana Carolina Corona – Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carolina Corona nasceu em São Paulo e, aos 36 anos, reúne em sua trajetória profissional um profundo conhecimento no mercado financeiro, com passagens pela Endeavor e um período de três anos e meio como chefe de operações da Rede Smart Fit no México. Antes, foi buscar conhecimento em países como Canadá e Itália, para se aprofundar nas línguas. Em Londres, estudou macroeconomia na London Business School e, nos Estados Unidos, adicionou habilidades ao seu portfólio profissional. Atualmente, é responsável pelo segmento de studios do Grupo Smart Fit no Brasil, onde comanda cinco marcas com esse foco: Vidya Studio, Race Bootcamp, Jab House, Tonus Gym e a recém-lançada One Pilates.

Ana Piku – Formada em Publicidade e Propaganda, Ana Lygia Faria Duarte, conhecida como Ana Piku, é confeiteira e co-fundadora da confeitaria PikurruchA’S. Ao lado do marido, Alexandre Silva, a empresária deu início à carreira empreendedora quando preparou os brigadeiros do próprio casamento e percebeu nisso uma oportunidade de fazer uma renda extra vendendo os doces. Tamanho foi o sucesso, que o casal inaugurou a primeira loja, em 2013, com foco em encomenda de doces. A loja possui três pontos na capital paulista, nos bairros do Tatuapé, Perdizes – a qual é considerada a maior confeitaria da América Latina, com 1000m² de área total – e Água Branca, no reinaugurado Museu da Imaginação, além de uma loja no Golden Square Shopping Center, em São Bernardo do Campo, a dark kitchen, exclusiva para delivery, no Itaim Bibi. Além de conquistar o público e as redes sociais em virtude da decoração única e exclusiva, onde a cor rosa, as flores e os ursos são as marcas registradas da loja, o negócio também conquistou parcerias com grandes marcas do mercado, que possuem ativações exclusivas nos espaços, como Nespresso, Leite Moça, Fini, Coral, Purina, Callebaut, Chandon, Água na Caixa, Hauskraft, entre outras.

empreendedorismo feminino empreendedorismo feminino

Ana Piku – Créditos: Divulgação | Isa Santini – Créditos: Divulgação

Isa Santini – Sócia-fundadora e CEO do Ateliê Beauty, spa conceito que oferece uma nova experiência para cuidar do corpo e da mente, com duas unidades em Campinas e uma em São Paulo. Isa é um dos maiores nomes e especialista do universo do luxo e beleza, tendo viajado e conhecido diversos spas pelo mundo todo sempre em busca de inovação para o Ateliê Beauty. Em 2024, o spa recebeu três prêmios no World Luxury SPA Awards, considerado o “Oscar dos SPAs”: os títulos de “Melhor Spa Boutique de Luxo do mundo”, “Melhor Spa Urbano de Luxo da América do Sul” e Melhor Experiência em Spa da América do Sul. Isa também é conhecida por seus projetos beneficentes, como o Desapego by Isa Santini – que vende peças de grife para arrecadação de dinheiro para instituições -, além de ter sido modelo para a boneca da Brinquedos Estrela, “Baby Isa”, iniciativa que doou mais de 3.000 bonecas para crianças carentes. A empreendedora, que ama praticar o bem, também realiza Páscoa e Natal solidários, em que promove dias de spa e diversão para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e em tratamento contra o câncer.

Tatiane Englerth – Nome à frente da X Joias, marca de curadoria e design de acessórios pensada para trazer produtos de alta qualidade e de forma acessível. A empresária, graduada em Publicidade e Comunicação com linha de formação em Marketing e Master Degree em Marketing e Comunicação de Moda, decidiu criar a sua própria marca, utilizando os aprendizados e sua expertise ao longo do tempo que se dedicou ao ramo, após morar três anos na Espanha, onde trabalhou com semijoias. O nome surgiu a partir da vontade da empresária de lançar uma marca que fugisse dos padrões e não fosse feita apenas para homens ou mulheres, mas para pessoas. Colares, brincos, anéis e pulseiras são as peças que fazem parte do catálogo da X Joias, que já compôs looks de grandes nomes, como Titi Müller, Renata Kuerten, Gaby Cabrini e Cariúcha, além das personagens da atual novela das 21h da TV Globo, “Mania de Você”, Luma (Agatha Moreira), Mércia (Adriana Esteves), Ísis (Mariana Ximenes) e Berta (Eliane Giardini).

empreendedorismo feminino empreendedorismo feminino

Tatiane Englerth – Créditos: Divulgação | Fernanda Brandão – Créditos: Divulgação

Fernanda Brandão – CEO da Agência Brands, agência boutique de Comunicação Integrada, com atendimento personalizado para as marcas e gestão humanizada para a equipe, fundada em 2020 e que, hoje, emprega um time de mulheres empoderadas. A empreendedora criou uma fórmula e DNA que vão na contramão do tradicional visto atualmente nas grandes empresas corporativas: a união do trabalho com a qualidade de vida, por meio de laços de parceria entre agência e cliente, colaborador e time. Atualmente, a Brands atende a clientes de diversos segmentos, como: Camarote Bar Brahma, O Pasquim Bar e Prosa, Ateliê Beauty, Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym, Jab House, One Pilates, PikurruchA’S, A Saideira, Jaguariúna Rodeo Festival, Franklin David, X Joias e Excel FT, entre outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published.