A Zahil e a Casa Ferreirinha anunciam o lançamento

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A Zahil e a Casa Ferreirinha anunciam o lançamento da nova safra do mais lendário vinho do Douro

2015 é ano do mais icônico vinho português

Exclusivamente pela Zahil, chega ao mercado brasileiro o lançamento mais aguardado por especialistas e apreciadores de todo o mundo.

Comemorando seu 38º aniversário, a Zahil orgulhosamente anuncia a chegada de uma das mais aguardadas novidades do mundo dos vinhos: o lançamento do Barca-Velha 2015, o mais grandioso ícone da história do Douro. Desde sua estreia, há 72 anos, apenas 21 safras foram declaradas pela Casa Ferreirinha.

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O lançamento ocorre nove anos após uma vindima de excelência, exaltada por um primoroso trabalho de enologia e sua sublime evolução ao longo de quase uma década.

O Brasil é o segundo país do mundo a receber oficialmente este ícone, sucedendo o lançamento em Portugal há algumas semanas. O evento contará com a presença especial do enólogo-chefe da Casa Ferreirinha, Luís Sottomayor e do presidente do Grupo Sogrape, Fernando da Cunha Guedes.

“A Zahil orgulha-se de fazer parte dessa história. São anos de parceria e amizade que unem cada vez mais Brasil e Portugal através do vinho. Representar uma marca tão valiosa como Sogrape e ser escolhido como o segundo mercado a lançar oficialmente o Barca-Velha nos mostra que estamos no caminho certo e trabalharemos para levar essa preciosidade aos nossos clientes de todo o Brasil”, afirma Bernardo Pinto, DipWSET, Diretor Técnico e Comercial da Zahil.

História

Desde 1952, apenas 21 colheitas do Barca-Velha receberam o status de expoente máximo do Douro sob a assinatura da Casa Ferreirinha. É na Quinta da Leda, com seus 170 hectares de vinha, que se encontra o berço da maior parte do lote, composto pelas tradicionais castas da região, como Tinta-Roriz, Tinto Cão, Touriga Franca e Touriga Nacional.

A decisão do lançamento desta safra envolveu um longo e meticuloso processo, iniciado após um estágio de 12 meses em barricas de carvalho em que a equipe de enologia faz a primeira análise para definir se seguirá para o mercado como Quinta da Leda ou se continuará envelhecendo durante mais um período de seis meses antes de ser submetido a uma

nova avaliação. Após este segundo estágio, uma nova prova é feita e o vinho poderá ser rotulado como Douro Especial ou seguir envelhecendo por mais um período. Após o terceiro estágio, a decisão final é tomada: ele será um Reserva Especial

– o segundo vinho da Casa Ferreirinha – ou, finalmente, o Barca-Velha.

Declarado apenas em anos verdadeiramente extraordinários, Barca-Velha é, desde a sua criação, elaborado com uvas selecionadas de diferentes altitudes no Douro Superior. “O anúncio de um novo Barca-Velha é sempre um momento muito especial e de enorme alegria. Por um lado, há o orgulho de ver nascer um dos mais emblemáticos e reconhecidos vinhos portugueses, e por outro, a consciência do cuidado imprescindível para escrever um novo capítulo nesta história sem igual no setor vitivinícola”, comenta Fernando da Cunha Guedes.

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Com persistência e dedicação, o enólogo Luís de Sottomayor ressalta a impressionante capacidade de guarda que ditou o juízo final quanto a Barca-Velha 2015. “2015 foi uma vindima curta e atípica, mas muito próspera em qualidade, marcada por pouca chuva e duas ondas de calor em junho e em julho, que contribuíram para a produção de vinhos muito complexos, com boa estrutura e fruta bem presente”, descreve o responsável para quem sempre houve uma “enorme convicção quanto ao destino desta colheita”, que agora se confirma.

Entre 1952 e 2011, as 20 colheitas do Barca Velha que antecederam a safra de 2015 foram:

1952, 1953, 1954, 1955, 1957, 1964, 1965, 1966, 1978, 1981, 1982, 1983, 1985, 1991, 1995, 1999, 2000, 2004,

2008 e 2011.

Foto: Fernando da Cunha Guedes, Serge Zehil e Luís Sottomayor

Sobre a Zahil:

Desde 1986 a Zahil importa e distribui com exclusividade vinhos de mais de 70 produtores de 12 países e está presente em 4.000 pontos de venda e nas cartas de mais de 2.000 dos melhores restaurantes nacionais. Para a Zahil o vinho não é apenas vinho, é um produto único, um conector social repleto de significados e história. Não à toa, há mais de 37 anos, a marca participa da vida das pessoas e de tudo o que é importante de verdade.

A Zahil conta com uma equipe de centenas de profissionais e os melhores especialistas, que trabalham diariamente para oferecer uma seleção que represente as principais regiões produtoras e estilos ao redor do mundo. Para a Zahil, o vinho tem o poder de conectar pessoas. Saiba mais em www.zahil.com.br e @zahilvinhos.

Informações e fotos para a imprensa:

Shirley Legnani (slegnani@riverglobal.net). Tel.: (11) 95151-7498

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