Mês das Crianças – Como escolher os brinquedos que auxiliam no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil
Os brinquedos são essenciais em todo o desenvolvimento neuro psicomotor das crianças, isso desde os primeiros meses. Pois através deles o bebê pode ser estimulado em todos os sentidos corporais, criar novas conexões neurais, e ter cada vez mais adaptabilidade ao mundo com seu crescimento.
Crédito: Freepik
Segundo o Dr. Gustavo Mondoni, idealizador, sócio da Evolve Saúde e Desenvolvimento e Fisioterapeuta, no início de vida, brinquedos como livros com contraste em preto e branco, com luzes e música são muito bacanas, perto dos 3 aos 4 meses brinquedos que o bebê consiga segurar, auxiliam no controle inicial dos membros superiores, perto dos 5 meses, até os 9 meses brinquedos com som, luzes e que se movimentam são fundamentais, para gerar interesse nos bebês e auxiliar para que eles sejam estimulados a se movimentar. Desde um movimento de pescoço para seguir o brinquedo, até um engatinhar para tentar alcançar esses dispositivos.
“A melhor forma de estimular bebês e crianças em casa é brincando, de forma que seja o mais atrativo possível para eles. Claro, os estímulos devem ser condizentes à idade em que bebê ou a criança se encontra. Os estímulos motores são formas diferentes de gerar aporte sensorial dos sentidos corporais. Como por exemplo: estímulos visuais com cores, luzes; estímulos táteis com toque, diferentes texturas; estímulos sonoros com timbres diferentes, músicas e tonalidade de voz; estímulos no sistema no sistema vestíbulo coclear do bebê, com mudanças de posicionamento; estímulos gustativos com brinquedos, diferentes temperaturas”, explica o fisioterapeuta.
Além disso, o Dr. Gustavo Mondoni ressalta que os dispositivos digitais prejudicam o desenvolvimento infantil, e muito. “A OMS contra indica totalmente a utilização de telas para crianças menores de 2 anos, e após essa idade o uso deve ser feito por pouco tempo, de forma progressiva, com o avanço da idade dos pequenos”, acrescenta.
É importante observar desde cedo, se bebê apresenta alguma preferência de lado, ou dificuldade de realizar os movimentos de cada marco, se bebê está conseguindo alcançar esses marcos dentro do tempo correto, e se não está pulando nenhuma fase. Quando os pais percebem algum desses fatores, é importantíssimo buscar tratamento o mais rapidamente possível. “A Osteopatia auxilia muito na devolução de mobilidade e função das diferentes partes do corpinho de bebê, assim como a fisioterapia pediátrica, auxilia na manutenção desses movimentos adquiridos, bem como nos estímulos específicos para que os pequenos consigam alcançar os marcos do desenvolvimento para a idade. Trabalho em equipe é fundamental para que esse processo seja feito da forma mais eficiente possível”, finaliza.
Dr. Gustavo Mondoni – Fisioterapeuta
Idealizador, sócio da Evolve Saúde e Desenvolvimento e Fisioterapeuta.
Pós graduado em Terapia Manual e Postural;
Formação Internacional em Microfisioterapia com os franceses Patrick Benini e Daniel Grosjean;
Formação internacional em Leitura Biológica com o belga Emmanuel Corbeel;
Pós graduação em Osteopatia pelo Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual (IDOT).
Serviço:
Evolve Saúde e desenvolvimento
Ed. Nova Paulista Plaza
Rua Azevedo Macedo, 20 – conjunto 42
Vila Mariana, São Paulo – SP
CEP: 04013-060
Tel.: (11) 95977-4208
Instagram: @evolvesaude | Site: www.evolvesaudeintegral.com.br
Contatos Imprensa:
Carol Freitas Assessoria
Ana Carolina de Freitas – 11 98110-6493 | carolfreitas.jornalista@gmail.com
Leave a Reply